Lusitânia CB
Rádio Servidor eQSO 4 Fun Protecção civil Hoje é dia 
Livro de Visitas Fórum CB Chat Pesquisar Mailling List Recomende-nos Favoritos Contacte-nos
 
 
Manual do Iniciado
 
 
"Caros senhores:
Sou caloiro nisto, mas já algum tempo que gostaria de ter um rádio.
Gostaria de ser aconselhado "pelas verdadeiras raposas velhas", de qual o melhor equipamento a adquirir (preço/qualidade/iniciação).
Gostaria também de saber quais os custos, para aquisição e saber quais os restantes encargos e procedimentos. Muito obrigado pela vossa atenção."

Exemplo dos muitos emails recebidos pelo nosso site.

Iniciação: o que é a CB

Em primeiro lugar precisamos de saber o que é a CB, como surgiu e porque surgiu. Leia o artigo que disponibilizamos clicando aqui. Quando acabar regresse a esta página clicando em retroceder no fundo da página. Vai repetir esta acção cada vez que for redireccionado para outras páginas deste site.

Agora já tem uma ideia muito básica do que é a CB. No entanto convém acrescentar mais algumas informações sobre este assunto: as limitações da CB, alguns enganos e ideias erradas.

Comecemos pelas limitações da CB. Ao contrário do que muitos iniciados pensam, a CB não é um meio privado de comunicação. É um meio aberto onde não há privacidade. É impossível ter-se uma conversa (QSO) seja com quem for sem que se possa estar a ser ouvido por outros operadores (recocas). Daí que um dos valores fundamentais em CB é a de mantermos ao máximo o nosso anonimato. E isso implica o não darmos o nosso nº de telefone ou morada (seja de casa ou emprego) ou nºs de outras pessoas. Se o fizer não se admire das "brincadeiras" de mau gosto que lhe possam ser feitas.

A CB está sujeita aos mais diversos tipos de parasitas quer na emissão, quer na recepção.  E ainda às condições de propagação num determinado momento, aos obstáculos que rodeiam a estação, das condições de montagem (e não tanto à potência como muitos julgam), etc. Assim as comunicações em CB não são regulares para todo lado nem a todas as horas do dia. A excepção é nas comunicações entre estações base muito próximas onde é possível manter o mesmo sinal de recepção com muita estabilidade. 

A CB pode afectar a recepção de televisão ou interferir com aparelhagens de som. Por vezes deve-se às condições de montagem da estação CB, mas grande parte também, à qualidade dos equipamentos afectados ou montagem dos mesmos, nomeadamente antenas exteriores de televisão. No entanto nada de alarmismos. Os equipamentos cada vez são mais fiáveis e a televisão por cabo também muito dificilmente deixa "entrar" qualquer tipo de interferência. 

Existem também algumas ideias erradas sobre a CB. Com a CB não se conseguem ouvir a policia, nem bombeiros, nem outra coisa qualquer que não transmitam na faixa de frequências dos 11 metros. Por incrível que pareça, muito são aqueles que pensam barbaridades destas. 

Que equipamentos comprar?

Agora que já tem uma ideia um pouco mais aprofundada sobre a CB e se decidiu a avançar, vamos falar de equipamentos. A primeira coisa a ter em conta é, afinal, o que você quer da CB. Quer montar uma estação móvel (usar na viatura) ou fixa (de base, isto é, para emitir de dentro de casa)? Seja qual delas for o mais importante ainda é desde já preveni-lo para o facto de nesta fase inicial não dever investir muito dinheiro. Isto porque ainda vai a tempo de mudar de ideias. Afinal de contas ainda não começou a frequentar a Banda do Cidadão e o que sabe até agora são teorias. Só quando experimentar mais a fundo é que sabe se gostará ou não. E não é o primeiro que depois de gastar algum dinheiro considerável desistiu porque simplesmente não gostou.

Vamos conhecer os equipamentos disponíveis no mercado. Não falo de marcas e modelos mas sim de equipamentos de uma forma genérica. Clique aqui para continuar. Depois regresse aqui clicando em Voltar ao Manual do Iniciado na última página de "Dicas Equipamentos".

Se já fez o "tour" em "Dicas Equipamentos" certamente já reparou na quantidade diversificada de equipamentos disponíveis. Falemos agora de opções. Quanto a isso recomendo que visite as nossas Dicas em Montar uma estação CB. Depois regresse aqui clicando em Voltar ao Manual do Iniciado na última página de "Dicas Montar uma estação CB".

Depois de tudo o que leu já deve ter ideia de algum material que vai ser preciso para a estação CB que deseja. Aqui vão 2 exemplos. Um para uma estação base e outro para uma estação em móvel:

Base
1 Rádio móvel com AM, FM e Bandas Laterais homologado pela ANACOM
1 Antena tipo Ground-plane de 1/2 de comprimento de onda. O ganho da antena é quanto maior melhor.
1 fonte de alimentação de 13,8 Volts e pelo menos 5 amperes
1 filtro contra as interferências de TV
Cabo RG213 com o comprimento necessário para a instalação e fichas tipo PL. 
1 Mastro de tubo galvanizado com a espessura e comprimento adequados (não esquecer de contar com material necessário para espiar a antena se o mastro for muito alto ou arrisca-se a vir a apanhar a sua antena do chão se estiver muito vento)
1 chicote de 90 cm (pode ser com cabo fino RG58) com as respectivas fichas PL obviamente

***

Móvel
1 Rádio móvel com AM, FM e Bandas Laterais homologado pela ANACOM
1 Antena para móvel com 3/4 de onda. O ganho da antena é quanto maior melhor.
1 Cabo RG58 (existem no mercado prontinhos a montar )
Suporte especial ou base magnética para fixar a antena à carroçaria da viatura. No caso da base magnética, o cabo já não é preciso pois a base já vem com o ele.

***

Material necessário quer para um tipo de montagem quer para o outro:
1 medidor de estacionárias
1 multímetro
ferro de soldar e solda (estanho)
Ferramentas diversas para a montagem do mastro, das espias, etc...

***

Nota: Se quiser ter uma ideia aproximada de quanto lhe pode vir a custar a compra do material pode calcular sem sair deste site. Basta clicar aqui.

 

Este material é o mais básico possível. Faço uma chamada de atenção para 3 aspectos:

O 1º aspecto prende-se com este aspecto que considero importante. Se tiver hipótese monte nesta fase apenas uma estação móvel durante uns tempos. Não invista logo na estação de base. Experimente primeiro antes de se meter em "avarias".

O 2º aspecto é em relação à estação de base. A montagem de estações de base requer de  autorização do proprietário do edifício. Sem essa autorização está a incorrer numa ilegalidade que lhe pode vir a sair cara.

O 3º aspecto é em relação às autoridades oficiais. Há pouco foi-lhe dito que o rádio deve ser homologado pela ANACOM. O seu revendedor está em condições de o aconselhar na melhor opção em relação ao rádio que deve adquirir, porém certifique-se que o aparelho se encontra segundo as normas. E ainda deve ter em atenção de que se deve registar na ANACOM como utilizador deste tipo de equipamentos. Esse registo tinha um custo aproximado de 76 euros até há bem pouco tempo.

A secção deste site que aborda a montagem  de estações CB deve ser lida com muita atenção e nada deve ser descurado. Está lá tudo o que precisa saber sobre este assunto.

Finalmente

Isto é apenas o inicio. A CB tem muito mais que se lhe diga. Como falar em CB, o código Q, a numeração, a gíria CB, as DX, os clube CB, a QSL e muito mais... O inicio é, como em tudo, um pouco mais complicado. Mas depois de se entrar muito dificilmente se sai. No nosso site está cá tudo o que precisa saber. 

Pode ainda contar connosco para tirar as duvidas que tiver. Basta que nos contacte via email e logo que possível lhe daremos a resposta que precisa. 

A fim de melhorar esta nova rubrica agradecemos que nos dê sugestões sobre duvidas que ache que aqui devam ser faladas. A "gerência" agradece.

 

 

 

Resolução 800x600pixels| Lusitânia CB © 2002 - | Última actualização em  | Webmaster